O sucesso do Tiktok não passou despercebido às grandes marcas no mundo do Digital. O Facebook, como sempre, não foi exceção.
No caso do Facebook, levou à criação de uma App que servirá de concorrência à rival App de vídeos curtos, a “Collab”.
A App está atualmente em versão beta e apenas para IOS.
“Com a “Collab“, estamos a fazer uso da tecnologia para ajudar as pessoas a desbloquear as suas capacidades criativas, em vídeos de música originais a partir de qualquer sítio.”
Tal como o TikTok, a “Collab“ permite criar vídeos musicais curtos unindo, até três fontes diferentes. Assim, é possível fazer um vídeo com diferentes instrumentos musicais ou até mesmo, a participação de outros artistas.
Mas como funciona a “Collab”?
As publicações da “Collab” são feitas num feed vertical que segue o estilo do TikTok e incluem uma “special feature” para divulgar a funcionalidade principal da App.
Para conseguir publicar um vídeo, o utilizador precisa escolher partes de um posts já disponível na App e criar um novo vídeo, com a ferramenta de montagem.
O Facebook também realçou que, todas as produções os utilizadores não podem criar posts sem adicionar conteúdo original.
Além de publicar os vídeos no feed da própria “Collab”, o Facebook afirma que, será possível enviar os posts produzidos para outras redes sociais, como o Instagram e o próprio TikTok.
O Facebook já começou a distribuir a “Collab” para criadores de conteúdo famosos nos Estados Unidos.
Por outro lado, como a ferramenta é desenvolvida pela divisão de Apps experimentais da rede social, não existe uma estimativa para o lançamento global do novo concorrente do TikTok.